Leilão da BR-381 marca novo capítulo para a mobilidade em Minas e eleva expectativas para trecho que corta Betim

O leilão de concessão da BR-381, realizado nesta quinta-feira (11) na sede da B3, em São Paulo, marcou um dos momentos mais aguardados pelos mineiros. A rodovia, que recebe mais de 250 mil veículos diariamente e corta 33 municípios — entre eles Betim —, é considerada um dos trechos com maior índice de acidentes do estado e peça-chave para a economia regional. O prefeito Heron Guimarães acompanhou a agenda presencialmente, assim como o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

O edital prevê R$ 14,8 bilhões em investimentos destinados à modernização e ampliação de toda a via. Entre as intervenções previstas estão a construção de faixas adicionais, pistas marginais, correções de traçado, novas passarelas, interseções mais seguras e áreas de descanso estruturadas para caminhoneiros. O pacote de obras busca transformar a 381 em um corredor mais seguro, eficiente e preparado para o crescimento econômico de Minas Gerais.

O leilão também marcou uma mudança importante na operação da rodovia: a Arteris deixa a concessão e a Motiva, do Grupo CCR, assume a gestão. A transição deve trazer um novo modelo de atuação, com metas de desempenho, fiscalização mais rigorosa e cronogramas claros para execução dos investimentos.

O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, classificou 2025 como um divisor de águas para o país ao destacar que “o Brasil trocou o improviso pelo planejamento” e que a transformação está acontecendo no asfalto e no cotidiano de quem depende da rodovia para trabalhar, estudar, produzir e viver. Ele também compartilhou um depoimento pessoal sobre a BR-381/MG-SP, ressaltando a relevância histórica e simbólica do trecho para o Estado mineiro e para o paulista.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, também presente no leilão, reforçou que a concessão da BR-381 integra o ciclo de 13 leilões de infraestrutura promovidos pelo Governo Federal ao longo de 2025. Ele destacou que a Fernão Dias simboliza uma nova fase de responsabilidade pública, transparência e visão estratégica, marcada pela atuação conjunta do Ministério dos Transportes, da ANTT, da Infra SA, do BNDES e de parceiros institucionais. Também enfatizou o papel do Tribunal de Contas da União na garantia de estabilidade jurídica e na construção de contratos tecnicamente sólidos e socialmente relevantes.

Para Betim, o anúncio reforça a expectativa de avanços diretos no cotidiano da população. A cidade depende da Fernão Dias para o deslocamento de trabalhadores, escoamento de mercadorias e para o funcionamento de sua cadeia produtiva — especialmente nos setores automotivo, petroquímico e logístico.

“Quem sabe teremos menos acidentes, mais mobilidade e mais desenvolvimento. A 381 é determinante para o futuro de Betim, e por isso acompanhamos cada etapa desse processo ao lado do Governo de Minas”, avaliou o prefeito Heron Guimarães.

A expectativa agora se volta para o início da nova operação e para o cumprimento do cronograma de obras que promete transformar a principal porta de entrada e saída de Minas Gerais.

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