O prefeito Heron Guimarães conduziu, na tarde desta segunda-feira (9), em seu gabinete, a segunda reunião do Comitê Emergencial de Serviços, Obras e Licitações (Gesol). O encontro consolidou mais um passo no fortalecimento da gestão estratégica e do acompanhamento sistemático das ações prioritárias do município.
Durante o encontro, foi apresentado o painel de acompanhamento das iniciativas, uma ferramenta central para o monitoramento das ações em andamento. Os secretários que integram o comitê foram orientados sobre a utilização do painel, com detalhamento das áreas disponíveis, funcionalidades, critérios de leitura dos dados e possibilidades de acompanhamento.
Ao todo, o município conta hoje com 150 iniciativas estratégicas mapeadas, que se desdobram em 141 compromissos de gestão e mais de 1.420 tarefas organizadas em projetos classificados nas categorias ouro, prata e bronze. As iniciativas de nível ouro passam por monitoramento semanal; as classificadas como prata têm acompanhamento contínuo; já as ações enquadradas como bronze seguem sob observação técnica, integradas ao planejamento geral.
O painel permite a visualização precisa do status de cada iniciativa, indicando o que está dentro do prazo, o que apresenta atrasos — com detalhamento em dias — e os respectivos prazos de execução. A ferramenta também funciona como um catálogo visual dos serviços em andamento, reunindo informações detalhadas e reforçando o compromisso da gestão com a transparência e a organização dos processos.
O Gesol atua como um grupo deliberativo, permanente e direto, voltado à superação de gargalos burocráticos e ao fortalecimento da coordenação entre as secretarias. A proposta é acelerar etapas, alinhar responsabilidades e ampliar a eficiência na execução de políticas públicas em áreas como saúde, educação, mobilidade urbana, bem-estar animal, zeladoria, georreferenciamento, cidade inteligente e cultura.
O comitê segue avançando na construção de um plano integrado de ações e projetos, com atuação coordenada entre as áreas, em alinhamento com o trabalho já desenvolvido pelo Instituto Áquila, parceiro do município no processo de reorganização administrativa, fortalecimento institucional, gestão de projetos e inovação.
O Gesol é composto pela Procuradoria-Geral do Município; pela Secretaria-Geral do Município; pelas secretarias municipais de Comunicação; de Compliance; de Compras e Licitações; de Desenvolvimento Urbano; de Gestão e Finanças; de Educação; de Meio Ambiente; e de Saúde; pela Secretaria Adjunta de Convênios e Parcerias; além da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos) e da Fundação Beta.
A manhã desta segunda-feira (9) marcou mais um avanço no cronograma de entregas de uniformes e kits escolares da...
A Rua do Rosário se transformou, nesse fim de semana, em um grande espaço de convivência, criatividade e celebração....
Na manhã deste sábado (7), o prefeito Heron Guimarães participou de um encontro especial com motoristas cooperados que prestam...
Homenagem concedida pela Liga de Desportos de Betim (LDB) a Heron pela idealização da Copa Vagalume – torneio que valoriza o futebol amador e fortalece as comunidades.
Título de honra ao mérito – de autoria do vereador Roberto da Quadra – concedido pela Cãmara Municipal de Betim a Heron em agosto de 2025.
Homenagem concedida pela Câmara Municipal de Betim a Heron, em janeiro de 2025, durante a solenidade de posse do prefeito.