A gestão municipal inaugurou, no sábado (20), o Caminho Peregrino das Sete Alegrias de Maria — um percurso permanente, pioneiro no Brasil, que integra fé, cultura e requalificação urbana no coração da cidade. O projeto, previsto no plano de governo do prefeito Heron Guimarães, conecta o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Carmo, na avenida Governador Valadares, à Ermida Nossa Senhora do Carmo, na praça Milton Campos, por meio de sete estações temáticas.
Durante a solenidade de inauguração, o público acompanhou a apresentação da banda Nossa Senhora do Carmo. Na ocasião, o arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo destacou o significado espiritual e urbano do Caminho para o município. “Minha palavra é de congratulação e de profundo agradecimento por esta obra, que une arte, cultura e fé, e nos indica caminhos para alcançar uma alegria que brota do coração da vida. Trata-se de uma obra que valoriza a cidade e carrega uma vocação especial de conduzir cada pessoa à união, ao encontro e à celebração da missão de Cristo. Um projeto de grande significado para Betim e para toda a nossa região”, afirmou.
Também durante a solenidade, o prefeito Heron Guimarães ressaltou o legado cultural, turístico e urbano da iniciativa. “O Caminho das Sete Alegrias de Maria é uma estrada que vai além do que se vê, pelo sentido que carrega. São 650 metros que ligam o Santuário à Ermida de Nossa Senhora do Carmo, transformando o coração de Betim em um lugar de contemplação, encontros e espiritualidade. Em tempos de pressa e ansiedade, propor um caminho de pausa e esperança é também um gesto de cuidado com a cidade e com as pessoas, unindo a dimensão espiritual à requalificação da paisagem urbana do nosso Centro”, ressaltou.
Logo depois da solenidade oficial, Dom Walmor presidiu a missa das 18h na Igreja Nossa Senhora do Carmo, dando início aos atos religiosos. Ao final, os fiéis seguiram em procissão pelas estações do percurso, instaladas ao longo da avenida Governador Valadares, até a sétima estação, ao lado da Ermida, onde um breve rito, conduzido por Dom Walmor e pelo padre Hélio Parreiras, encerrou as celebrações da noite.
O Caminho Peregrino das Sete Alegrias de Maria passa a integrar o cotidiano da cidade como um percurso permanente, organizado em estações inspiradas nos momentos de alegria da tradição mariana: a Anunciação do anjo Gabriel, a Visitação de Maria a Isabel, o Nascimento de Jesus, a Adoração dos Reis Magos, o Reencontro de Jesus no templo, a Ressurreição, e a Assunção e Coroação de Maria no Céu. A iniciativa fortalece o turismo religioso, amplia o uso qualificado do espaço público e contribui para a dinamização cultural e econômica da região central, consolidando o Centro de Betim como espaço de encontros, celebrações e convivência.
O prefeito Heron Guimarães deu posse, na tarde desta quinta-feira (18), aos diretores e vice-diretores das escolas municipais e...
O prefeito Heron Guimarães esteve, na manhã desta quarta-feira, em Brasília, para uma reunião no Ministério da Educação (MEC)....
O prefeito de Betim, Heron Guimarães, acompanhado do procurador-geral do município, Joab Ribeiro Costa, esteve em reunião com o...
Homenagem concedida pela Liga de Desportos de Betim (LDB) a Heron pela idealização da Copa Vagalume – torneio que valoriza o futebol amador e fortalece as comunidades.
Título de honra ao mérito – de autoria do vereador Roberto da Quadra – concedido pela Cãmara Municipal de Betim a Heron em agosto de 2025.
Homenagem concedida pela Câmara Municipal de Betim a Heron, em janeiro de 2025, durante a solenidade de posse do prefeito.