Do planejamento à execução: as bases da gestão para 2026

O ano de 2025, marcado em nossa gestão pela reorganização administrativa, está chegando ao fim e, com ele, chega o momento de refletirmos sobre os desafios enfrentados e reafirmarmos nossa seriedade com o município, mantendo um planejamento responsável e estratégico rumo a 2026.

 

Estamos, neste momento, estabelecendo as bases para um dos maiores projetos da cidade: o Betim 90. Esse projeto tem como objetivo transformar Betim, nos próximos anos, em uma cidade mais moderna, organizada e preparada para os desafios do futuro.

 

Em 2028, Betim completará 90 anos de emancipação, e nossa missão é entregar à população uma cidade melhor, que tenha sido estruturada com um olhar para a inovação e, principalmente, para o bem-estar de seus habitantes.

 

O projeto Betim 90 está estruturado em três eixos principais, que abordam aspectos críticos de nossa cidade: infraestrutura, tecnologia e planejamento urbano.

 

Cada um deles será está sendo tratado com total comprometimento, transparência e responsabilidade, com foco na entrega de resultados concretos.

 

O primeiro eixo envolve o uso de recursos carimbados provenientes da indenização da Vale — um montante de R$ 400 milhões já disponibilizado — que será aplicado em seis grandes obras estruturantes.

 

A primeira é a construção da UPA Teresópolis, com terreno já desapropriado e localização estratégica para ampliar a oferta de atendimentos de urgência.

 

A segunda será a revitalização do complexo do Hospital Público Regional de Betim, com a modernização de sua infraestrutura e otimização de atendimentos.

 

A terceira grande obra será o retrofit do hipercentro de Betim, que passará por uma reforma profunda, incluindo a construção de passagens de nível para melhorar a fluidez do tráfego e reorganizar a área, que atualmente sofre com a desorganização urbana.

 

A quarta obra importante será a construção do viaduto Teresópolis-Laranjeiras, conectando bairros estratégicos da cidade e melhorando a mobilidade urbana.

 

A quinta será a implantação de uma bacia de contenção na região do Citrolândia, visando reduzir os impactos de enchentes e alagamentos.

 

Por fim, a sexta obra será a construção de outra passagem de nível no Alterosas.

 

Outros recursos também provenientes da Vale serão destinados a um plano de saneamento, com o objetivo de ampliar o tratamento da água e do esgoto na cidade.

 

O segundo eixo do Projeto Betim 90 se refere à implementação de tecnologias para tornar Betim uma cidade inteligente. Isso inclui a criação de um Centro Integrado de Operações para gestão de serviços urbanos, com o uso de câmeras de segurança, monitoramento em tempo real de chuvas e condições climáticas, controle de tráfego e integração com aplicativos de mobilidade.

 

Além disso, este segundo eixo, que integra a mobilidade urbana, será impulsionado com a renovação da frota de ônibus, incluindo a tão esperada licitação pública que trará veículos mais modernos, com ar-condicionado e tecnologia que contribui para a redução da emissão de CO₂.

 

A cidade inteligente também representa maior conectividade e eficiência nos serviços públicos, com o uso de tecnologias para melhorar a gestão urbana e os recursos da cidade. Por isso, o terceiro eixo trata do georreferenciamento da cidade, uma medida fundamental para atualizar o mapeamento de Betim, que está arcaico e incompleto – a última atualização foi feita em 2010. Isso permitirá um controle mais preciso e eficiente do uso do solo e permitirá um melhor planejamento para o futuro da cidade.

 

Dentro desse terceiro eixo, também estão previstos projetos de reorganização urbana, com espaços pensados sobretudo para a área de transição entre o centro de Betim e o bairro Cachoeira.

 

O objetivo é promover o desenvolvimento comercial e residencial nessa região, além de estudar a criação de um novo centro administrativo para o município, visto que a atual sede enfrenta diversas limitações jurídicas e estruturais.

 

Esse redesenho urbano e administrativo demanda planejamento técnico e capacidade de articulação institucional com agentes de fomento. A Caixa Econômica Federal é uma dessas parceiras importantes para a implantação de programas de pavimentação urbana, habitação popular e regularização fundiária.

 

Por isso, recentemente, intensificamos nossa agenda com viagens à sede da própria Caixa e também do BNDES, além de visitas ao BDMG, consolidando relacionamentos e buscando investimentos que garantirão o avanço de Betim nos próximos anos.

 

Em 2026, a agenda da gestão estará concentrada na consolidação de todos os eixos aqui apresentados, assegurando que o município siga no caminho certo para o cumprimento das metas estabelecidas no projeto Betim 90.

 

Com planejamento, transparência e compromisso com o interesse público, avançaremos na construção de uma cidade mais resiliente, mais inteligente e mais humana, entregando à população uma Betim melhor do que a que encontramos, com responsabilidade e visão de futuro.

Artigos recentes

Há movimentos que nascem de grandes causas, reivindicações e lutas políticas. Há outros que surgem da cultura, da arte...

Betim vive um momento que marca uma virada estrutural em sua forma de governar. O encontro técnico realizado nessa...

O Dia da Consciência Negra é mais do que uma data simbólica no calendário nacional. É um convite para...

Homenagens e reconhecimentos

Reconhecimento da Liga de Desportos de Betim (LDB)

Homenagens e reconhecimentos

Título de Honra ao Mérito

Homenagens e reconhecimentos

Homenagem da Câmara Municipal de Betim

Homenagens e reconhecimentos

Diploma de Honra ao Mérito

Homenagens e reconhecimentos

Medalha Alferes Tiradentes

Homenagens e reconhecimentos

Troféu Dailson Costa de Mérito Social

Homenagens e reconhecimentos

Troféu Dailson Costa de Mérito Social

Homenagens e reconhecimentos

Homenagem Selo Betim 70 anos

Homenagens e reconhecimentos

Homenagem Guarda Municipal de Betim

 

Homenagens e reconhecimentos

Medalha Oswaldo Franco

 

Homenagens e reconhecimentos

Homenagem CDL Betim

 

Homenagens e reconhecimentos

Moção de congratulação

 

Homenagens e reconhecimentos

Cidadania Honorária de Betim